Nos últimos dias 17 e 18 a Guarda
Municipal foi acionada pelo corpo docente da Escola Municipal Luis Eduardo Magalhães
para atender ocorrências de ameaça e
agressão de alguns alunos a vice
Diretora, esta é a segunda vez que a
Guarda é chamada para atender a mesma ocorrência, sendo necessário a retiradas
de quatro alunos, ontem dia (18) a
Guarda foi chamada que jovens Estevam aguarda a saída de um dos alunos para ter
um “acerto de contas” , com todos estes acontecimento o Comando da Guarda
Municipal designou a patrulha Charles do GOE composta pelo Inspetor Andre da França, Sub Inspetor Adelson do Rosário, GM Bulhões, GM Fabio , GM Rosimeire e GM Aldeci , para juntamente com o Conselho
Tutelar realizar uma abordagem educativa em todas as salas, afim de mostrar aos jovens a
responsabilidade e o papel de cada um no processo da Cidadania.
Em seguida a Patrulha do GOE
juntamente com o Conselho Tutelar realizou visitas as casas dos alunos
envolvidos em conflitos, afim de informar aos pais e responsáveis sobre os
fatos ocorridos. Com as rondas nas escolas a Guarda Municipal pode trazer à paz
a comunidade escolar.
É
importante refletirmos a diferença entre agressividade, crime e violência.
A
agressividade é o comportamento adaptativo intenso, ou seja , o indivíduo que é
vítima de violência constante têm dificuldade de se relacionar com o próximo e
de estabelecer limites porque estes às vezes não foram construídos no âmbito
familiar. O sujeito agressivo tem atitudes agressivas para se defender e não é
tido como violento. Ele possui "os padrões de educação contrários às
normas de convivência e respeito para com o outro ." ABRAMOVAY ; RUA (
2002) A construção da paz vem se apresentando em diversas áreas e mostra que o
impulso agressivo é tão inerente à natureza humana quanto o impulso amoroso;
portanto é necessária a canalização daquele para fins construtivos, ou seja, a
indignação é aceita porém deve ser utilizada de uma maneira produtiva.
O crime é uma tipificação social e portanto definido socialmente é uma
rotulação atribuída a alguém que fez o que reprovamos. " Não reprovamos o
ato porque é criminoso. É criminoso porque o reprovamos"(Émile Durkheim).
Violência
pode ser também “uma reação conseqüente a um sentimento de ameaça ou de
falência da capacidade psíquica em suportar o conjunto de pressões internas e
externas a que está submetida” LEVISKY (1995) apud DIAS;ZENAIDE(2003)
Tipos de
violência
A
violência que as crianças e os adolescentes exercem , é antes de tudo, a que
seu meio exerce sobre eles COLOMBIER et al.(1989). A criança reflete na escola
as frustrações do seu dia-a- dia.
É neste
contexto que destacamos os tipos de violência praticados dentro da escola .
·
Violência contra o patrimônio - é a violência
praticada contra a parte física da escola. " É contra a própria construção
que se voltam os pré-adolescentes e os adolescentes , obrigados que são a
passar neste local oito ou nove horas por dia." COLOMBIER et al.(1989)
·
Violência doméstica - é a violência praticada por
familiares ou pessoas ligadas diretamente ao convívio diário do adolescente.
·
Violência simbólica - É a violência que a escola
exerce sobre o aluno quando o anula da capacidade de pensar e o torna um ser
capaz somente de reproduzir. " A violência simbólica é a mais difícil de
ser percebida ... porque é exercida pela sociedade quando esta não é capaz de
encaminhar seus jovens ao mercado de trabalho, quando não lhes oferece
oportunidades para o desenvolvimento da criatividade e de atividades de lazer;
quando as escolas impõem conteúdos destituídos de interesse e de significado
para a vida dos alunos; ou quando os professores se recusam a proporcionar
explicações suficientes , abandonando os estudantes à sua própria sorte ,
desvalorizando-os com palavras e atitudes de desmerecimento". (ABRAMOVAY ;
RUA , 2002, p.335) a violência simbólica também pode ser contra o professor
quando este é agredido em seu trabalho pela indiferença e desinteresse do
aluno. ABRAMOVAY ; RUA ( 2002)
·
Violência física - "Brigar , bater, matar,
suicidar, estuprar, roubar, assaltar, tiroteio, espancar, pancadaria, neguinho
sangrando, Ter guerra com alguém, andar armado e, também participar das
atividades das guangues " ABRAMOVAY et al. (1999)
Os fatores que levam os jovens a praticar atos
violentos
São
inúmeros os fatores que podem levar uma criança ou um adolescente a um ato
delitivo, a seguir, abordaremos os que acreditamos serem os mais relevantes .
A
desigualdade social é um dos fatores que levam um jovem a cometer atos
violentos. A situação de carência absoluta de condições básicas de
sobrevivência tende a embrutecer os indivíduos, assim, a pobreza seria geradora
de personalidades desruptivas. " A partir desse ... de estar numa posição
secundária na sociedade e de possuir menos possibilidades de trabalho, estudo e
consumo, porque além de serem pobres se sentem maltratados, vistos como
diferentes e inferiores. Por essa razão, as percepções que têm sobre os jovens
endinheirados são muito violentas e repletas de ódio..." ABRAMOVAY et al.
(1999) é uma forma de castigar à sociedade que não lhe dá oportunidades.
A
influência de grupos de referência de valores , crenças e formas de comportamento
seria também uma motivação do jovem para cometer crimes.
" o
motivo pelo qual os jovens...aderem às gangues é a busca de respostas para suas
necessidades humanas básicas, como o sentimento de pertencimento, uma maior
identidade, auto-estima e proteção, e a gangue parece ser uma solução para os
seus problemas a curto prazo" ABRAMOVAY et al. (1999), assim, o infrator
se sente protegido por um grupo no qual tem confiança. " Valores como
solidariedade, humildade, companheirismo, respeito, tolerância são pouco
estimulados nas práticas de convivência social, quer seja na família, na
escola, no trabalho ou em locais de lazer. A inexistência dessas práticas dão
lugar ao individualismo, à lei do mais forte, à necessidade de se levar
vantagem em tudo, e daí a brutalidade e a intolerância", (MONTEIRO,2003) a
influência das guangues que se aliam ao fracasso da família e da escola. A
educação tolerante e permissiva não leva a ética na família. Os pais educam
seus filhos e estes crescem achando que podem tudo.
É dentro
das guangues ou das quadrilhas como se refere Alba Zaluar que os jovens provam
sua audácia , desafiam o medo da morte e da prisão. É uma subcultura criminosa
marcada pela atuação masculina(ZALUAR, 1992, p.27).
O indivíduo
enfrenta uma grande oferta de oportunidades: o uso de drogas, uso de bebidas
alcoólicas, uso da arma de fogo aliada a inexistência do controle da polícia ,
da família e comunidade tornam o indivíduo motivado a concluir o ato delitivo.
" Carências afetivas e causas sócio-econômicas ou culturais certamente aí
se misturam, para desembocar nestas atitudes" . (COLOMBIER,1989,p.35) .
" A Disponibilidade de armas de fogo e as mudanças que isso impõe às
comunidades conflituosas, contribuindo para o aumento do caráter mortal dos conflitos
nas escolas " ABRAMOVAY ; RUA
( 2002,
p.73) " a falta de policiamento agrava a situação na medida em que a
polícia pode ser sinônimo de segurança e ordem" ABRAMOVAY ; RUA ( 2002,
p.337)
Fonte do artigo citado nesta materia: http://meuartigo.brasilescola.com/sociologia/violencia-escolar.htm
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